STRUDELS

Apfelstrudel, a original.



 










Depois do maravilhoso Sul de Portugal, rumámos a Norte. Bastante mais a norte. Norte da Europa. Fizemos uma apfelstrudel. A apfelstrudel é originária da Áustria, no entanto comi pela primeira vez na Alemanha, em Colónia. Vim para casa e nunca mais parei de fazer strudel. Faço strudel de tudo e mais alguma coisa. A verdadeira massa da strudel é divinal.  Acabada de sair do forno é crocante e estaladiça. Deve ser recheada com maçã (regada com sumo de limão),  uvas passas (demolhadas em rum) e para ficar mais rica, nozes, amêndoas ou avelãs. Ainda açúcar (eu uso mascavado), canela e bocadinhos de manteiga ou margarina.  Deve comer-se ainda quente com muito açúcar e canela e pode também ser acompanhada de um molho de baunilha ou uma bola de gelado. O único senão é o trabalho que dá. Não é simples nem fácil. Acho que fiz dezenas  até conseguir perceber o ponto exacto em que se deve parar de bater a massa e ainda mais complicado: estender. A massa tem de ficar extremamente fina, com a espessura do papel de seda transparente e conseguir isso sem a rasgar toda é uma verdadeira proeza. No entanto como tudo o que é verdadeiramente delicioso vale a pena o esforço.

Aqui vai a receita da massa:
Peneirar 250g de farinha em cima de uma bancada. Fazer uma cova no meio e deitar 1 ovo inteiro e uma colher de sopa de margarina derretida. 
Adicionar pouco a pouco 1dl a 1,5dl de água morna temperada com um pouco de sal. Sovar a a massa até se soltar da bancada. A massa deve ficar extremamente macia. Moldar uma bola e cobri-la com uma tigela previamente aquecida. Deixar a descansar durante cerca de 1 hora . Depois estender um lençol em cima de uma mesa e polvilhar com farinha. Colocar a massa em cima, untar com óleo, fazer um circulo e começar a estender a massa o mais possível de preferência com as costas das mãos. A massa deverá ocupar uma grande extensão da mesa. Com um pincel, salpicar a massa com margarina derretida e depois polvilhar com pão ralado. Cortar a massa espessa que ficou à volta da massa. Espalhar as maçãs cortadas finas (cerca de 5), 30g de uvas passas, 3 colheres de sopa de açúcar mascavado e uma colher de sobremesa de canela. Enrolar a strudel com a ajuda do lençol e levar ao forno num tabuleiro untado a 220 graus durante cerca de 30 minutos.   














Strudel de espinafre, frango e requeijão.
 A Strudel, como eu já tinha dito acerca da strudel de maçã, é uma massa estaladiça extremamente difícil de fazer e estender, pois tem de ser bastante batida (sovada), aconselhável a quem não vai para os ginásios ou a quem esteja com muita raiva, por exemplo aos políticos. As duas são o meu caso e como tal,  faço sempre a minha massa. No entanto, se não é o caso, mais vale  comprar, por exemplo, massa Filo. Quanto ao recheio, é simples e delicioso.
Recheio:
Saltear uns 3 alhos picados em azeite, numa frigideira larga ou numa Wok e juntar cerca de 450 gramas de espinafres picados. Deixar saltear e juntar frango desfiado (por exemplo restos de frango assado). Temperar com sal, pimenta e noz moscada. Juntar o requeijão envolvendo tudo. Eu também costumo pôr um pouco de queijo da ilha ralado. Depois estender a massa espalhar um pouco o recheio e enrolar. levar ao forno e quando começar a dourar, pincelar com ovo batido e polvilhar com sementes de papoila.
















Strudle de Maçã com Farinheira


Esta, eu faço muitas vezes como entrada, acompanhada de uma salada.
Levo ao lume a farinheira com um pouco de margarina e depois misturo as maçãs com a farinheira, tempero com pimenta. Faço a massa da strudel e recheio com a maçã e farinheira. É muito bom. 

Sem comentários:

Enviar um comentário