SALADAS: Salada Espináfres, Beterraba, Laranja e RoquefortMorangos e Queijo Cabra, Rucula Salmão e Mozarella

 Salada de espinafres, beterraba, laranja e queijo Roquefort.











 Receita
4 beterrabas pequenas;
2 dentes de alho;
tomilho qb;
sal e pimenta qb; 
azeite qb;
2 laranjas;
1 embalagem de folhas de espinafres;
1 embalagem de queijo Roquefort (ou feta);
vinagre balsâmico qb.

Descascar as beterrabas e cortar em quartos. Colocar os pedaços num prato de forno e perar com os dentes de alho picados, o tomilho, sal e pimenta. Regar com azeite. Levar ao forno por 30 minutos, até as beterrabas estarem macias.
Descascar as laranjas e cortar em gomos. Colocar numa saladeira, juntar os espinafres, a beterraba cozinhada e esfarelar por cima o queijo. Temperar com azeite, vinagre, sal e pimenta.



Salada de rúcula, com pêras, queijo gorgonzola e nozes.







Salada de verduras
com morangos e queijo de cabra.



Morangos e mais morangos, enquanto estamos no tempo deles. Mais uma sugestão para uma refeição leve ou para uma entrada. Agora que o tempo começa a aquecer, já apetece este tipo de comidinhas. É tão simples e sabe tão bem. O queijo de cabra intensifica a doçura do morango,  as verduras e os croutons tostados acrescentam o crocante.  

Como fazer esta salada:
Mistura de verduras para saladas ( a quantidade que se desejar), morangos, queijo chevre ou o nosso queijo de cabra de Palhais que é tão bom, croutons tostados, vinagre balsâmico e óleo de noz. Temperar primeiro a salada com o óleo de noz e o vinagre balsâmico, acrescentar depois os morangos e o queijo, misturando tudo e por fim os croutons. E pronto mais rápido e delicioso não há.











Salada de Rucula com Salmão Fumado e Mozarella

 Esta foi a tal salada do brunch de Domingo. É uma salada que faço muitas vezes com outras variantes e que dá uma excelente entrada ou serve como uma refeição leve por exemplo ao jantar.
Leva Rucula, temperada com óleo de noz e vinagre balsâmico, salmão fumado desfiado, mozzarela fresca em bocados e alcaparras. Ainda um molho de iogurte por cima. Ás vezes, em vez do queijo mozzarella coloco espargos brancos de frasco e ovo cozido às rodelas.  Com esta uso molho tártaro (pode-se fazer ou comprar num frasco pequenino).




Legumes Assados no Forno



Ontem fiz almoço para um vegetariano. Na verdade limitei-me a fazer os acompanhamentos que muitas vezes faço para os meus pratos de carne e peixe: batatas assadas no forno temperadas com sal, pimenta, colorau para dar cor e umas hastes de alecrim; muitos legumes (courgetes, cebolas cortadas em meias luas, cenouras raladas grosseiramente, beringelas, tomates aos gomos por cima) temperados com sal, pimenta, coentros, alhos laminados, umas hastes de tomilho e bem envolvidos em azeite,  assados no forno. 

Sem comentários:

Enviar um comentário