DOCES CONVENTUAIS: Sericá, Encharcada, Papos d'Anjo

Sericá com ameixas de Elvas.



1 litro de leite;
12 0vos;
500 g de açúcar;
1 casca de limão;
1 pau de canela;
2 colheres de sopa de canela em pó (para polvilhar);
sal.
Batem-se as gemas com o açúcar até se obter um creme fofo. À parte dissolve-se a farinha com o leite, que foi previamente fervido com o pau de canela, a casca de limão e o sal. Adiciona-se o creme de gemas e açúcar e mexe-se. Leva-se a engrossar sobre lume brando até se ver o fundo do tacho. Retira-se do calor e deixa-se arrefecer.
Batem-se as claras em castelo e juntam-se cuidadosamente ao preparado anterior. Nessa altura, o creme deverá estar frio ou ligeiramente morno.
Num prato de barro (grande) que possa ir ao forno deitam-se colheradas desencontradas de massa. Polvilha-se com a canela e leva-se a forno bastante quente (220 graus) diminuindo depois a temperatura. O doce ao cozer deverá abrir fendas. 
Depois de pronto enfeitar com as ameixas e servir com a calda à
parte. 






Encharcada



No nosso perfil já explicámos porque é que gostamos de comida. Não se trata só de sabores, texturas, gula, gulodice, etc, etc. Trata-se também de ambientes. A comida reenvia-nos para os ambientes. Os apontamentos da cultura,  da nossa  história (ou das nossas estórias), tentam  transportar-nos para um determinado ambiente. Por outro lado,  a comida é quase sempre um pretexto. Um pretexto para o convívio, para as memórias, uma forma de viajarmos e de sabermos mais sobre as culturas, sobre os países e os seus povos. Em Portugal, a gastronomia é indissociável da cultura e da história. E nós gostamos tanto da nossa comida e de tudo o que lhe está associado, que seriam necessárias várias páginas, para descrever tudo isso. A Encharcada transporta-nos quase sempre para o Alentejo. A paisagem, o silêncio, o jogo de cores que a natureza vai assumindo ao longo das estações e que o clima obrigou a mão humana a concretizar e a imprimir ao seu meio ambiente. Mas transporta-nos também para a clausura e para a quietude dos conventos, onde as mãos das freiras procuram evasões, criando sabores deste mundo (e do outro). Sendo um doce conventual, a  receita é sobejamente conhecida.  Parece que a melhor será a do Convento de Santa Clara. No entanto, as freiras gostam de manter segredos e mistérios e ainda bem, porque assim é tudo mais interessante.

RECEITA:
Para se conseguir fazer este doce, é necessário saber o momento certo para pôr os ovos na calda, que deve estar num ponto pérola fraco. Depois é necessário ir dominando a cozedura dos ovos que se vão colocando numa frigideira larga  com um passador, em movimentos circulares, não devendo cozer nem demais nem de menos. Com uma espátula ir partindo ou desfazendo a camada de ovo. Outro ponto importante será bater os ovos, mas não muito (bater apenas como se fosse para uma omelete) e passá-los por uma rede. 
Os ingredientes usados nesta receita foram:
18 gemas + 3 ovos inteiros batidos e peneirados;
600 gramas de açúcar + 500ml de água para a calda + pau de canela e casca de limão
Depois de retirados os ovos com a calda que sobrou, para um prato mais ou menos fundo, polvilhando com canela, levar ao forno só para gratinar um pouco.





 Papos d'Anjo
Papos DAnjo
 Papos de Anjo. Gosto sempre perceber a origem das coisas. Entre as muitas estórias que se contam sobre os nossos Doces Conventuais, gosto daquela que diz que as freiras  usavam as claras dos ovos para  engomar os hábitos e depois faziam doces com as gemas. Tem lógica. E este doce é dos mais fáceis e simples.  Sendo um doce conventual, é doce. Bastante doce.  Mas eu descobri que um pouco de Cointreau na calda dá-lhes um toque especial. 
A receita que eu sigo é a seguinte:
levo ao lume um tacho a ferver com 7dl de água, 750g de açúcar, 1 pau de canela e casca de limão durante cerca de 15 minutos acrescentado no final um pouco de Cointreau; ligo o forno a 180 graus; barro formas pequenas com margarina e polvilho com farinha; bato 8 gemas e 1 ovo durante cerca de 20 minutos e depois deito nas formas sem as encher (se forem formas individuais, colocá-las dentro de um tabuleiro) ; quando retiro do forno, pico cada bolinho, coloco numa taça funda e rego com a calda, devendo ficar bem ensopados, com a calda a cobrir; rego com mais um pouco de Cointreau.

Sem comentários:

Enviar um comentário