TARTES DOCES: Tarteletes Frutos Silvestres; Tarte Morangos, Tarte Amêndoa, Tarte Abóbora, Tarte Maçã, Tarteletes, Tarte Quente Brie, Tarte Merengada Citrinos

Tarteletes de frutos silvestres













A Receita
massa quebrada (de compra);
um pouco de farinha para polvilhar;
açúcar em pó para polvilhar.

Recheio
125 g de manteiga sem sal, amolecida;
2 ovos inteiros, ligeiramente batidos;
125 g de avelãs, moídas;
175 g de frutos silvestres (por exemplo framboesas e mirtilos);

Dividir a massa em partes de forma a dar para pequenas tarteiras (3?). Untar as formas de tartes e polvilhar com farinha. Forrar com a massa. Picar a massa, forrar com papel manteiga, encher com feijões e cozer no forno pré-aquecido a 190 graus, 5 a 10 minutos. Tirar do forno e retirar o papel e os feijões. Voltar a colocar no forno e cozer mais 5 a 8 minutos, até estarem douradas.

Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. acrescentar gradualmente os ovos. envolver com as avelãs moídas.

Dividir os frutos pelas bases e cobrir com a mistura feita anteriormente, nivelando a superfície. Cozer mais 20 a 30 minutos ou até crecerem e o recheio estar firme. 









TARTE com MORANGOS






TARTE de AMÊNDOA no Outono



Massa
2oogr de açúcar;
100gr de manteiga;
200gr de açúcar;
2 ovos.
Peneirar a farinha e juntar o açúcar. Fazer uma cova no meio e colocar aí os ovos e e a manteiga cortada em pedacinhos amolecidos. Mexer e colocar numa forma para tartes. Levar ao forno cerca de 20 minutos (previamente aquecido a 180 graus). Entretanto fazer a cobertura de amêndoa.
Cobertura (esta é a receita original, mas eu usei o dobro dos ingredientes para a cobertura).
100gr de açúcar;
100gr de manteiga;
125gr de amêndoa palitada;
0,5 dl de leite.
Levar ao lume o açúcar com a manteiga, o leite e as amêndoas. Deixar engrossar e ir mexendo. Quando tiver um pouco de cor, retirar do lume e cobrir a massa. Levar ao forno mais 10 minutos.




 



Tarte de Abóbora à Americana

Apesar da Primavera já ter  chegado, o frio continua. Ainda em viagem (imaginária) pela América do Norte. Tudo serve de pretexto para ligar o forno.  Faço uma daquelas tartes de abóbora de que eles tanto gostam e, diga-se de passagem, nós também. De novo, a noz-moscada e a canela. Mas desta vez o gengibre ajudou à festa.

A receita:
Cozer 750g de abóbora durante 15 minutos. Escorrer num pano e depois triturar. Deverá resultar cerca de 400g de puré de abóbora.
220 gramas de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 colher de café de noz-moscada
1 colher de café de gengibre
2 ovos
1 lata de leite evaporado
1 colher de sopa de farinha maizena
1 base de massa areada refrigerada
Misturar o açúcar com a canela, a noz-moscada e a farinha. Reservar.
À parte bater os ovos, juntar o puré de abóbora e misturar bem. Juntar a mistura do açúcar e bater novamente. Gradualmente ir juntando o leite evaporado, mexendo sempre.
Deitar sobre a massa areada previamente colocada na tarteira e levar a forno pré-aquecido a 180 graus, durante 50 minutos.








Apple Pie



Continuamos a nossa viagem pelos USA. Fizemos tarte de maçã. Desta vez com massa folhada, mas as maçãs... Ai, as maçãs... levam canela, nós-moscada, cardamomo... Tão bom!

Esta foi a receita:
Massa folhada de compra (2x)
6 chávenas de maçãs descascadas e cortadas fininhas
1 chávena de açúcar
2 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de canela 
1 pitada de nós moscada
1 colher de sopa de manteiga
Colocar um pouco de sumo de limão nas maçãs, se não forem ácidas. Misturar o açúcar com a farinha, a canela e a nós moscada e o cardamomo desfeito.
juntar esta mistura seca às fatias de maçãs e misturar bem. colocar a massa folhada numa tarteira e rechear com a mistura das maçãs de forma a ficar bem compacta. Espalhar bocadinhos de manteiga por cima e colocar o outro circulo de massa folhada por cima, fechando bem a toda a volta. Pincelar com ovo. Fazer pequenos buracos na massa folhada para que o vapor saia. Tapar com folha de alumínio  e levar ao forno 25 minutos. Retirar a folha de alumínio e levar novamente ao forno mais 25 minutos ou até alourar.   
  







Tarteletes. Essas pequenas maravilhas.

Ontem o dia anunciava chuva. Estava mesmo a convidar para um chazinho. Faltava o acompanhamento. Lembrei-me que me tinha sobrado creme de citrinos com gengibre da minha sobremesa do dia anterior e fui a correr para a cozinha fazer umas tarteletes que recheei com o creme de citrinos. Para não perder o contraste do chocolate, misturei lasquinhas de chocolate no creme. Ficou divinal.

Tartelete de Creme Citrinos com Gengibre










No meu jardim, onde não há flores (só tenho ervas aromáticas e duas árvores ) vejo a serra e o palácio. Em Sintra, o romantismo e os dias de chuva tristonhos, convidam à melancolia.  Mais uma vez a comida e a paisagem proporcionam momentos perfeitos.
Por mero acaso, fiz chá de Rooibos. A combinação com a tartelete foi absolutamente deliciosa. A suavidade deste chá apazigua o efeito que os citrinos desencadeiam nas papilas gustativas, e tudo termina em plena satisfação da alma e dos sentidos. 





Tartelete de Creme Maracujá
Tartelete de Creme Maracujá
Depois de um momento tão reconfortante e totalmente rendida a estas pequenas maravilhas, corro para a cozinha e desato a fazer tarteletes de tudo o que me vem à cabeça. Como resultado tenho outra pequena delicia: uma tartelete de maracujá.






Tarte quente de Brie com  frutos vermelhos

Esta é uma sobremesa que eu faço muitas vezes no Inverno, mas gosto tanto de queijos, e de Brie, especialmente, que acabo por fazer sempre que me apetece (Primavera, Verão...). Tem várias camadas de sabores. Por exemplo,  tem um leve sabor salgado por causa do queijo. Depois tem o creme que parece do pastel de nata mas menos doce.  O molho de frutos vermelhos, e ainda as bagas que são ácidas.









Aqui vai a receita.
Para a massa, misturar 200 gr de farinha 50 gr de açúcar numa tigela, abrir uma cavidade no centro e deitar 0,5 dl de leite e 50 gr de margarina derretida. Misturar com uma colher de pau até ligar os ingredientes e acabar por amassar com as mãos, até a massa ficar lisa e macia. Estender e forrar uma tarteira, previamente untada e enfarinhada. Cortar 1 triângulo de queijo Brie em fatias finas e espalhar sobre o fundo da tarte. Depois bater 3 ovos com 80 gr de açúcar até obter uma gemada. Juntar 2 dl de natas e misturar bem. Deitar sobre o queijo e levar a tarte ao forno durante 25 minutos. Polvilhar com açúcar e canela em pó e com as bagas vermelhas (as suas preferidas) por cima. Servir quente com com o molho de frutos vermelhos. Para o molho de frutos vermelhos uso os congelados que levo ao lume com açúcar e umas gotas de limão (passar o molho pelo coador por causa das sementes). Também se pode usar compota de frutos vermelhos.








Tarte de limão merengada

Adoro tartes e gosto de experimentar todas. Esta come-se fresca. Está calor em Sintra. Aparece sempre alguém para o lanche. Uma bebida refrescante e uma fatia de tarte. Em Portugal não somos muito rígidos com as regras de convívio. Há sempre espaço para mais um. Aparece sempre alguém e chega sempre para todos.  Improvisamos muito. Somos mestres na arte de resolver problemas inesperados. Principalmente somos mestres na arte de receber pessoas. Somos algo melancólicos e essencialmente criativos. Não é necessário planear com muita antecedência uma visita a casa de alguém, como no Norte da Europa. Perdemos tempo... ou ganhamos. Temos prazer no convívio! Somos flexíveis. Convivemos muito à volta da mesa e da comida. E como quase todos os povos do Sul da Europa resolvemos os nossos problemas e partilhamos as nossas alegrias à hora das refeições. A cozinha é o nosso templo sagrado e o fogão é o altar.  Com rituais próprios, a cerimónia faz-se à volta de uma mesa. Falamos alto e rimos muito. A cozinha era espaço de mulheres. Agora é melhor. É de todos. Os homens ajudam sem preconceitos. Com esta terrível crise económica estamos a deixar de ir aos restaurantes e a recuperar velhos hábitos. Reunimo-nos em casa uns dos outros e cozinhamos. Talvez consigamos recuperar a nossa essência no meio deste caos e incerteza.  

Vai uma tarte para animar?! 

Uma tarte merengada de limão. Deliciosa. Muito fácil. Uma lata de leite condensado, 6 ovos, 1 dl de sumo de limão. Para a massa 200 gr de farinha,50 gr de açúcar, 0,5 dl de leite, 50 gr de margarina derretida.
Então vamos lá:
Misture a farinha com o açúcar numa tigela. Abra uma cavidade no centro e deite aí a margarina e o leite. Ligue todos os ingredientes e depois acabe por amassar tudo com as mãos. Estenda a massa e forre uma forma de tarte com esta massa. Ligue o forno e regule-o para os 180 graus.

Bata o leite condensado com as 5 gemas e 1 ovo inteiro. Misture o sumo de limão e bata até estar homogéneo. Coloque dentro da forma. Leve ao forno durante 30 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco. Entretanto bata as claras em castelo e vá juntando 3 colheres de sopa de açúcar. Quando estiverem firmes, deite por cima da tarte e leve de novo ao forno até ficar dourada.







Tarte de Citrinos merengada.
Voltámos em Setembro com esta tarte de citrinos merengada e assim, iniciámos as rotinas com os nossos amigos.










































1 comentário:

  1. Olá boa tarde seria possível colocar a receita da tarte de amêndoa? Obrigado

    ResponderEliminar