PRATOS CARNE: Costeletas de borrego com molho de laranja e hortelã; Porco, Frikkadels, Frango, Borrego

 Costelas de borrego com molho de laranja e hortelã.













Uma receita de borrego para o António Ferreira. As laranjas são biológicas, e vieram da Horta Vale Bexiga, lá no Alentejo maravilhoso. E ficou divinal.

A receita (para 4 pessoas):
500 g de costeletas de borrego
sal e pimenta qb
3 dentes de alho
2/3 de chávena de azeite
1 laranja (sumo)
1 lima (sumo)
2 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
1 molho de hortelã
Preparação:
Temperar as costeletas com sal, pimenta e os dentes de alho. Fazer a marinada, misturando o azeite, o sumo de laranja e lima, o molho de soja, o vinagre e a hortelã picada.  Misturar bem e regar as costeletas com metade da marinada. Deixar marinar de um dia para o outro de preferência. Guardar a outra metade da marinada.
Aquecer bem um grelhador e grelhar as costeletas por 2 minutos de um lado e do outro. Colocar o resto da marinada num liquidificador e triturar bem até obter um molho. Servir as costeletas com este molho.



Lombinhos de porco marinados
em cerveja preta, com uvas e broa.
Receita para 6 a 8 pessoas
6 dentes de alho
sal
pimenta preta
3 colheres de sopa de massa de pimentão
3 lombinhos de porco (mais ou menos 1 Kg)
1 cerveja preta mini
2 hastes de alecrim
30 g + 50 g de margarina
3 cebolas 1 molho de coentros
200 g de broa amarela esfarelada
200 g de bagos de uva red globe
Esborrachar os dentes de alho, tirar a pele e esmagar no almofariz com um pouco de sal e pimenta preta moída. Juntar a massa de pimentão. Barrar os lombinhos com esta pasta e regar com a cerveja. Juntar ainda as folhinhas de alecrim. Deixar a marinar no frigorífico   de um dia para o outro. Ligar o forno e regular para os 140 graus.
Deitar as 30 gramas de margarina numa frigideira e deixar aquecer bem. Escorrer os lombinhos de porco e alourar de todos os lados sobre lume médio a forte.
Retirar os lombinhos da frigideira e juntar a restante margarina sobre a carne.
Descascar as cebolas e cortar em gomos finos, dispondo à volta dos lombinhos. Levar a carne ao forno e deixar cozinhar durante cerca de 2 horas, regando-a de vez em quando com o molho. Picar os coentros e misturar com a broa esfarelada.
Lavar as uvas, abrir ao meio e limpar as grainhas.
Quando a carne estiver quase assada, cobrir com a mistura de broa e coentros. Dispor as uvas à volta e levar de novo ao forno durante mais 10 a 15 minutos.    






 Frikkadels, do norte da Europa para a Ásia.


A primeira vez que comi frikkadels foi em casa de uma senhora alemã. Mas encontrei esta receita num livro de comida asiática, nomeadamente, comida do Sri Lanka. Depois percebi que as frikkadels do Sri Lanka foram um legado da permanência holandesa durante os séculos XVII e XVIII por aquelas bandas. 
As frikkadels são uma espécie de almondegas fritas. Estas almondegas contêm vários sabores, do coco e da lima, às especiarias, até aquela erva aromática tão usada pelos nórdicos: o aneto. Para acompanhar estas almondegas fiz molho de iogurte com hortelã.

Aqui vai a receita:
45g de coco ralado
500g de carne picada (usei carne de porco)
1 dente de alho esmagado
1 cebola média, finamente picada
1 colher de chá de cominho moído
1/4 de colher de chá de canela moída
1/2 colher de chá de casca de lima finamente ralada
1 colher de sopa de aneto picado
1 ovo, ligeiramente batido
100g de pão ralado
Bastante óleo para fritar
Molho de iogurte com hortelã 
Primeiro, espalhar o coco num tabuleiro e torrar no forno a 150 graus durante 10 minutos ou até escurecer, agitando de vez em quando.
Colocar o coco, a carne picada, o alho, a cebola, o cominho, a canela, a casca de lima e o aneto numa tigela grande e misturar bem. Temperar com sal e pimenta a gosto.
Formar as almondegas (pequenas bolas) com as mãos e passa-las por ovo e pão ralado.
Aquecer o óleo numa wok ou numa frigideira funda e fritar as almondegas em lume médio/ forte durante 5 minutos ou até ficarem douradas. Escorrer em papel absorvente e servir com o molho de iogurte.
Para o molho:
juntar um iogurte natural com hortelã fresca picada (ou aneto fresco picado), uma pitada de sal e pimenta-de-caiena.

Espirais de Frango.


 De inspiração italiana estes peitos de frango foram temperados com sal e pimenta moída na altura, recheados com  mangericão, alho e avelãs moídas. Depois foram enrolados em folhas de alúminio e cozidos no vapor cerca de 15 minutos.  São saudáveis, simples e deliciosos. Acompanhadas com uma massa envolvida em azeite e sumo de limão com alcaparras, azeitonas e tomates cereja. O mangericão é o rei desta festa. Muito queijo parmesão ralado, sempre!





Tagine de borrego com alperces acompanhada de Cuscus.




 Demos um salto a Marrocos. Fiz uma  Tagine de borrego com alperces secos que acompanhei com cuscus. Para mim é uma iguaria diferente dos sabores a que estou habituada. Sentia-se o sabor da canela, do gengibre, o doce dos alperces e depois acabei por sentir os refrescantes coentros. Foi uma deliciosa aventura através  da tradição milenar de um dos povos banhados pela Bacia do Mediterrâneo. Uma viagem imaginária mais ao sul, mais ao sol.

Receita da Tágine de Borrego com Alperces:
-1 Kg de carne de borrego desossada;
- 250 g de alperces secos;
- 2 cebolas;
- azeite;
- 1 ramo de coentros
- 1 colher de café de gengibre em pó;
- 1/2 colher de café de pimenta preta moída na ocasião;
-1/2 colher de café de canela em pó;
- sal q.b.

Limpar muito bem o borrego de todas as peles e gorduras e partir em cubos. Colocar o azeite e a carne num tacho de barro com tampa,  juntamente com 1 cebola picada muito fina, as especiarias, o sal e metade dos coentros amarrados num raminho. Regar com um pouco de água e levar a lume forte para levantar fervura e, depois, tapar e baixar o lume deixando fervilhar durante 1 hora. Pôr os alperces de molho em água quente. Picar a cebola e os coentros restantes e acrescentar à carne cozida, deixando ao lume ainda mais meia hora. Juntar os alperces e prosseguir a cozedura durante mais 15 minutos. Rectificar o tempero.


Para fazer os cuscus, basta seguir as indicações da embalagem relativamente às  quantidades desejadas e juntar uma pitada de açafrão para dar cor. Depois misturar algumas passas para enfeitar.






 Borrego com Azeitonas



Sabor do dia: borrego assado com azeitonas. Uma iguaria para Belarmino. Ervas aromáticas, azeitonas, malagueta. Evoca África, mas sobressaem os sabores mediterrânicos.

Receita (para 4):
1,25 Kg de perna de borrego
6 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho esmagados
1 cebola às rodelas
1 malagueta vermelha fresca, sem sementes e finamente picada
175ml de vinho branco seco
175 g de de azeitonas pretas
sal qb
um ramo de salsa fresca para guarnecer

Limpar bem o borrego e com uma faca afiada, cortar em cubos de cerca de 2,5cm. 
Aquecer o azeite numa caçarola em lume brando. Juntar o alho, a cebola e a malagueta, salteando durante 5 minutos.
Juntar a carne e o vinho e cozinhar durante cerca de 5 minutos. Juntar as azeitonas e colocar num recipiente que possa ir ao forno. Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante cerca de 1 hora e 20 minutos (ou até que a carne esteja bastante tenra. Rectificar o tempero com sal e pimenta. No final, guarnecer com salsa. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário