SOPAS

Clamchowder

 Há alguns anos, fui aos E.U.A. e deram-me a provar esta sopa. Era deliciosa e ficou para sempre entre as minhas preferidas. É feita à base de moluscos. Eu usei ameijoa. Leva também batata e natas, entre outros ingredientes. Mais uma vez tento recriar momentos, instantes deliciosos da vida onde os afectos se misturam com a comida.

Aqui vai a receita:
1 kg de ameijoas
2 fatias de bacon
1/2 cebola picada
2 batatas grandes
tomilho
folha de louro
pimenta branca
pimento vermelho picado (metade)
1 pacote de natas
1 colher de sopa de manteiga
1 gota de tabasco
Deixar a ameijoa em água até sair toda a areia. Levar ao lume numa panela a ameijoa coberta com água e 1 dente de alho com casca, amassado. Cozinhar em fogo baixo até os moluscos abrirem e sairem das conchas. Reservar o liquido. Cortar as batatas em cubos pequeninos e levar a cozer na água dos moluscos. Cortar o bacon em cubinhos e levar ao lume com um pouco de azeite. Refogar até estar dourado. Retirar do fogo com a escumadeira e reservar. Acrescentar a cebola picada e refogar na gordura do bacon até estar macia. Adicionar as batatas e o liquido. Colocar tomilho, folha de louro, pimenta branca e o pimento picadinho. Misturar bem e cozinhar mexendo sempre. Adicionar as natas e cozinhar mais um pouco. No final adicionar os moluscos e juntar manteiga. Deitar o tabasco e rectificar com sal e a pimenta a gosto. No final juntar a salsa bem picada e fazer acompanhar com o bacon frito que cada um coloca no seu prato. Deverá ficar um creme (se for necessário colocar mais natas).

 


 Creme de cogumelos com tomilho

Mais uma sopa para confortar e animar estes dias de Inverno.
Muito fácil e rápida. Levar ao lume com um pouco de azeite, cebola picada (2), alhos picados (3 dentes), batatas cortadas em cubos pequenos (4 batatas), cenouras cortadas(3 cenouras) e finalmente os cogumelos cortados (500 gr), pôr sal, pimenta e tomilho. Cozinhar durante uns 10 minutos. Juntar água e deixar cozer. Reduzir a puré. A consistência deverá ser a de um creme. Rectificar os temperos.

   


"Sopa" de Beldroegas com Bacalhau































Uma iguaria Alentejana. Os alentejanos certamente rir-se-ão de eu chamar iguaria a este prato, pois para eles é comida de subsistência. As beldroegas são selvagens. O pão dava consistência e ajudava a matar a fome. O queijo faz parte do dia a dia e o bacalhau entrava na medida do possível e conforme as posses de cada um. As batatas entram em quase tudo.

 Para mim que não sou alentejana, é uma iguaria que descobri bastante tarde na vida. Quando descobri a cozinha alentejana apaixonei-me irremediavelmente pela arte de cozinhar. A simplicidade e os aromas da cozinha alentejana foram de encontro ao meu paladar que ansiava por aqueles sabores. Os alhos, os coentros, os poejos, enfim as ervas aromáticas, o azeite... Tudo tão bom. 

É então uma espécie de sopa. Leva uma cabeça de alhos inteira e com casca, cebola picada, beldroegas, batatas, bacalhau, o queijo de cabra (fresco ou seco) que se vai derretendo naquele caldo (pode levar ovos, mas esta não levou) e em cada prato colocam-se fatias de pão. Fica então uma sopa que também parece açorda. Eu pus ainda coentros, claro.
É saudável, nutritiva e deliciosa.








Sopa de cenoura com couve lombarda


Ultimamente ouço falar em confort food nos programas de culinária estrangeiros. Acho que em Portugal não usamos esses termos, mas se quisesse falar de comida reconfortante acho que falaria das nossas sopas. Não sei de nada mais simples e  reconfortante do que uma sopa quente e nutritiva. 

As famílias portuguesas tradicionais, bem como as escolas servem sempre a sopa antes das refeições. No meu caso, quando chega o Verão paro um pouco com as sopas e passo a fazer mais saladas. 

No entanto sempre que os dias ficam cinzentos procuro conforto numa sopa. 

Faço sempre uma base com batata, cenoura e cebola e depois acrescentos outros legumes das época. Neste caso levou couve lombarda. Às vezes misturo requeijão e croutons ou pão torrado cortado em quadrados. Finalizo com pimenta moída na altura e umas folhas de hortelã. 


Sem comentários:

Enviar um comentário