PÃO: Pão Doce, Pão Salva e Azeitonas

PÃO DOCE

 Por razões familiares estou ligada a um projecto de agricultura que se dedica ao cultivo de ervas aromáticas biológicas, entre as quais a Lúcia Lima. Agora, passo os dias a inventar receitas para as ervas aromáticas. Tomilho, salva, oregãos etc. Desta vez, fiz uma espécie de um pão doce com nozes e aromatizado com Lúcia Lima. Caramelizei o fundo da forma e juntei nozes. Só tenho um problema, não tenho palavras para descrever esta delicia. Talvez logo quando servir de acompanhamento a uma infusão de Lúcia Lima, que estou a planear partilhar com mais alguém, volte a encontrar as palavras certas.





PÃEZINHOS  DE SALVA E AZEITONAS



















Estes pãezinhos celebram o meu regresso a esta arte. A arte de fazer pão. E são mais um trunfo para os meus brunchs de Sábados, no Outono. Já tinha saudades daquele exercício. Cá em casa dizem que sou maluca pois tenho a tal máquina de fazer pão mas faço o pão à mão. A isto chama-se gostar de meter a mão na massa. 

Alguns foram polvilhados com sementes de papoila e outros com queijo parmesão.

Acompanham refeições, mas eu gosto de comê-los com doce de tomate. A combinação é fantástica pois o tomate, embora doce vai muito bem com a azeitona e a salva. Claro que a Salva veio de Quinta de Vale Bexiga em Alcáçovas. 

Aqui vai a receita:
750g de farinha
1/2 chávena de azeitonas pretas picadas
1,25 dl de azeite
40 g de fermento de padeiro
1 colher de sopa de salva fresca picada
1 colher de chá de sal
2,5 dl de água (+ ou -) morna

Comecei por por misturar o fermento em 60 ml de água quente e deixei repousar.
Num tacho pequeno aqueci levemente as azeitonas com a salva e deixei arrefecer.
Deitei a farinha na bancada enfarinhada e fui adicionando a água onde foi previamente dissolvido o sal. Fui amassando e deitei a mistura das azeitonas com o azeite e a salva. Continuei a amassar  até ter uma boa elasticidade.
Depois dei a forma de uma bola e deixei repousar dentro de um recipiente untado com azeite, em local aquecido (cerca de 35 graus) durante cerca de 1hora e 30 minutos. 
Depois voltar a colocar a massa na bancada e voltar a amassar mais uns minutos. Dividir ao meio fazer rolos e cortar com a faca para fazer bolinhas. Colocar num tabuleiro com papel vegetal e polvilhar com queijo ou sementes a gosto (pincelei com gema de ovo batida para as sementes colarem). Levar ao forno a 200 graus durante aproximadamente 15 minutos.


Salva de Vale Bexiga


Sem comentários:

Enviar um comentário