TARTES SALGADOS: Tarte de Ricotta Abóbora e Figos, Tarte Marroquina de Frango, Quiches, Tarte Legumes, Tarteletes




TARTE de RICOTTA, ABÓBORA e FIGOS

 Outra vez o Outono, mas desta vez com sol de Verão. É domingo e decidimos fazer um pic nic e um passeio. Bem, o pic nic é um pouco diferente do habitual e o passeio... é assim para o radical. A ementa é com tudo o que gostamos. 
Quero uma tarte! A receita desta tarte encontrei num blog que se chama George Eats. E tem de ser partilhada! Supostamente não tem gluten, mas nunca se sabe, pois os queijos, hoje em dia, levam, muitas vezes, farinha de trigo. Vejam só (ainda em casa e depois já no pic nic)! Mas façam esta tarte! A receita está em baixo.















 Aqui vai a receita.
Ingredientes para a massa:
-1 chávena de farinha de aveia;
-1 chávena de farinha de amêndoa;
-1/2 de farinha de milet;
-1/2 copo de óleo de coco sólido;
-2ovos;
-sal q.b.
Ingredientes para o recheio:
-500gr de abóbora em cubos;
-3figos cortados em quartos;
-1/4 de chávena de leite;
-100gr de Ricotta;
-15 a 20 gr de alho esmagado;
-1 mão cheia de manjericão;
-sal e pimenta q.b.
-50gr (ou mais, se desejar) de queijo de cabra.
Aquecer o forno a 180 graus. Cortar a abóbora em cubos e levar a assar, envolvida em azeite, com um pouco de sal e pimenta, durante 30 minutos.
Enquanto isso, misturar as farinha, juntar os ovos e o óleo de coco. Amassar um pouco e colocar na tarteira, pressionando a toda a volta. Levar ao forno por 10 minutos.
Depois de tudo cozinhado, deixar arrefecer um pouco. Bater os ovos, juntar o queijo Ricotta, o leite, o sal e apimenta, batendo até ficar um creme.
Adicionar o manjericão picado e o queijo de cabra aos pedaços (deixar algum para colocar por cima).
Colocar os pedaços da abóbora na massa da tarte e cobrir com a mistura do creme de ricotta. Colocar os figos e o resto dos pedaços de queijo de cabra por cima. Levar ao forno, durante cerca de 40 minutos. No final, pincelar os figos com um pouco de mel e levar 5 minutos ao grill. Retirar do forno e colocar folhas de manjericão por cima.






Tarte Marroquina de Frango
Massa filo, amêndoas e especiarias.
Ideal para as festas. Ou para um almoço frugal na companhia de uma bela salada.








A Receita:
1 embalagem de massa filo
1 colher de sobremesa de açafrão
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
1 colher de chá de cominhos
1 cebola roxa
frango cozido desfiado  (e o caldo de cozer o frango)
 1 colher de sopa de coentros picados
4 gemas
2 alhos 
100 g de amêndoas torradas
sal, açúcar e canela 
manteiga derretida (ou margarina).
Picar a cebola e fritar em azeite. Juntar os alhos esmagados, o gengibre ralado, os cominhos, o açafrão e sal. Depois juntar o frango desfiado. Bater um pouco as gemas com com um pouco do caldo de cozer o frango e misturar na fritada para ligar. Finalmente juntar os coentros picados e as amêndoas torradas.
Estender a massa filo, em camadas numa forma, previamente untada com manteiga, uma de cada vez, em forma de leque, sempre pincelando com manteiga derretida cada camada. Rechear e cobrir a parte de cima com uma última folha e com as pontas da massa que ficaram de fora da forma. Levar ao forno aquecido a 180 graus durante 20 minutos. Desenformar e polvilhar com açúcar e canela.





Quiche de Salmão com Cogumelos e Espargos 


Depois de tantas  quiches que confeccionamos para os outros, desta vez, numa das nossas folgas, tivemos o prazer de  fazer esta quiche de salmão com cogumelos e espargos, para nós. Aproveitámos para desfrutar do nosso jardim e  ler um pouco. 








Uma tarte de legumes.





















Uma tarte de legumes é sempre uma óptima opção para uma jantar leve.  No entanto funciona bem em todas as situações e nas festas é sempre uma solução, pois cada vez mais temos de contar com os amigos que se tornaram vegetarianos.





















Receita:
Esta tarte em particular, levou alho francês, cenoura, pimento vermelho e verde e rabanetes, tudo salteado em azeite, alho, sal e pimenta e umas hastes de erva-peixeira. Levou ainda 4 ovos batidos com 1 pacote de natas. Forrei a tarteira com massa quebrada, coloquei os ovos e as natas batidas e por cima os legumes salteados. Foi ao forno 30 minutos a 190 graus.


























TARTELETES
 com RECHEIO de ESPINAFRE, FRANGO, REQUEIJÃO E QUEIJO DA ILHA
 
E como uma coisa leva à outra, aproveito um recheio de espinafre com frango e requeijão, cubro com queijo da ilha ralado, faço uma salada e tenho o jantar pronto.


Tartelete com Espinafres e Queijo Ilha
Tartelete com Espinafres e Queijo Ilha











Sem comentários:

Enviar um comentário