CHOCOLATE: Brownies, Bolo Chocolate com Natas, Suspiros e natas batidas, com chocolate quente, Waffles com chocolate, Delicadeza de Laranja com Chocolate, Chocolate quente com especiarias, Bebida quente de chocolate branco aromatizada com lúcia-lima,

Brownies
 Outra vez brownies. Agora são maiores, levam nozes e foram regados com molho de chocolate. No entanto a receita é a mesma dos brownies da receita seguinte.









Brownies para a Clara levar para a escola

Receita:
125g de chocolate negro
200g de manteiga
3 ovos
200g de açúcar
100 de farinha com fermento
Pré - aquecer o forno a 180 graus.
Fundir o chocolate com a manteiga em banho Maria.
Bater os ovos com o açúcar. Depois adicionar o chocolate derretido com a manteiga. Incorporar a farinha. Levar a cozer cerca de 15 minutos em forno a 180 graus em forma quadrada ou rectangular untada e forrada com papel vegetal, também untado com margarina. Desenformar depois de frio e cortar em quadrados ou rectângulos.



Bolo Chocolate com Natas

Sabores Deste Mundo nasce também da paixão pelas viagens. Das memórias... Viena de 1995. Apenas uns trocos no bolso. E uma irresistível fatia de bolo de chocolate com um montinho de natas sem açúcar, a acompanhar. O ambiente requintado e antigo de um café vienense. Eu jovem turista, pé descalço. Tiro a barriga de misérias até ao último tostãozinho. Pura poesia. Hoje viajo menos (a crise e isso tudo), mas sei fazer um bolo de chocolate... Recreei o momento. "As memórias são como os livros escondidos...". Aqui vai a fatia de bolo de chocolate das minhas memórias na Áustria e a receita que eu recreei.


RECEITA


Ingredientes:
 300g de chocolate para uso culinário (200g para o bolo e 100g para a cobertura)

140g de manteiga

140g de açúcar

5 ovos

Natas batidas (quantidade desejada)




 Preparação:

Derreter em banho-maria o chocolate partido em pedaços com 80ml de leite.

Bater as gemas com o açúcar e com a manteiga amolecida até obter uma mistura cremosa. Juntar o chocolate derretido e incorporar as claras em castelo. Verter para uma forma previamente untada e passada por farinha. Levar a forno médio em banho-maria (este é o segredo deste bolo de chocolate com uma textura cremosa), durante 1 hora e 45 minutos.

Deixar arrefecer e desenformar.



Cobertura:

Derreter 100g de chocolate com natas até obter um molho nem muito espesso nem muito liquido e regar o bolo ao gosto de cada um.

Eu gosto de apresentar o molho de chocolate e as natas batidas à parte e cada um compor a sua fatia a gosto bem como as natas batidas sem açúcar.






 Suspiros e natas batidas, com chocolate quente






Chocolate quente com suspiros partidos em bocados e natas batidas. Eu sei. Estas imagens deviam ser censuradas e proibidas pelos amantes de chocolate e suspiros. Pelo perigo que representam. Podem desencadear acessos de gulodice aguda e sabe-se lá o que mais... pois como sabemos umas coisas levam às outras e prazer em excesso é perigoso para o resto da humanidade pois pode ser contagioso e levar a uma onda de gentileza e generosidade à escala mundial. Ainda, o perigo  de desencadear ataques de sorrisos e de ternura inusitada. Só porque sim.




Waffles com chocolate


 


















Damos um saltinho à Bélgica. Fizemos umas Gaufres ou Waffles, como lhe queiram chamar. Na verdade waffles vem do Neerlandês Wafle que parece que quer dizer favo de mel. Quando os começaram a fazer na idade média, colocavam uma massa feita à base de farinha e água numa prensa de ferro quadriculada que fazia lembrar um favo de mel. Segundo o que li servia de hóstia nas igrejas e também chegou a substituir o pão. A receita evoluiu. E agora, junta-se ovos, manteiga, leite e polvilha-se com açúcar e canela no fim. Quanto a mim,  cada vez que faço, uso uma receita diferente. Ás vezes faço com os ovos inteiros, outras bato as claras. Ás vezes ponho fermento, outras não. Até já tenho feito sem leite mas nunca deixei de juntar manteiga, ovos e farinha. A cobertura neste caso é de chocolate. 






Delicadeza

de Laranja

com Chocolate





 Achei que  uma  delicadeza destas a acompanhar o café depois do almoço seria uma bela surpresa. Foi feito com cascas de laranja que cristalizei e depois tomaram banho em chocolate. A verdade é que já não sabia o que fazer a tanta laranja que me trouxeram de Vale Bexiga (uma quinta no Alentejo). Vale Bexiga é a história que vou começar a contar neste espaço, pois acho que é daquelas que merece a pena. Porque é uma história de regresso às nossas origens. De regresso à terra. Aquela terra rica que produz os tais alimentos que transformamos em iguarias.




Chocolate quente com especiarias





É por isto que gosto do Inverno. O frio e a chuva convidam a um chocolate quente e uma boa leitura. 
Aqui vai a receita: 
1/2 chávena de água
3 e 1/2 chávena de leite
1/4 de chávena de chá de chocolate em pó
1/3 de chávena de chá de açúcar
1 colher de chá de canela
1 pitada de nós-moscada
1 pitada de cravinho (ou 3 cravinhos)
1 colher de chá de baunilha
1 pau de canela (opcional)
Numa panela misturar o chocolate, a canela, a nós-moscada, o cravinho, a baunilha e a água, mexendo e deixando ferver durante 2 minutos. Retirar do lume e juntar o leite. Levar de novo ao lume, sem deixar ferver. Retirar os cravinhos. No final bater com a varinha mágica para fazer espuma.






 Bebida quente de chocolate branco aromatizada com lúcia-lima.


   Mais uma criação para a Horta Vale Bexiga (produtora de ervas aromáticas). Desta vez foi uma bebida quente de chocolate branco aromatizada com a maravilhosa lúcia-lima produzida em modo biológico no Alentejo. O resultado foi divinal. Infelizmente não podemos divulgar a receita mas em breve vão poder provar, em hora e local a serem anunciados por nós e pela HVB.



 




Sem comentários:

Enviar um comentário