RISOTTO: Abóbora, Cogumelos, Alheira de Caça


Risotto de alheira de caça com laranja


 Este risotto teve como protagonista a alheira de caça. Mas o vinho branco alentejano com aroma de citrinos, o tomilho e o sumo da laranja, também provenientes do Alentejo
(da Horta Vale Bexiga) representaram os seus papeis secundários de forma brilhante. 

Receita para 6 a 8 pessoas.
1 alho francês;
1 alheira de caça;
3 dentes de alho;
50 g de margarina;
250 gr de arroz para rizotto;
1,5 dl de vinho branco
1 cubo de caldo de legumes;
água qb;
1/2 laranja;
tomilho.
Cortar o alho francês em rodelas, lavar e escorrer bem.  Colocar água a ferver.
Fazer um golpe a toda a volta da alheira com a ponta de uma faca afiada.
Derreter a margarina num tacho e juntar a alheira, deixando fritar de ambos os lados. Assim que estiver dourada, retirar do tacho, retirando-lhe a pele e reservando.
Introduzir o alho francês no tacho e na mesma gordura deixar cozinhar até estar mole. juntar o arroz e mexer bem. Assim que estiver translúcido, regar com o vinho e juntar o cubo de caldo de legumes. Deixar o arroz absorver o vinho, mexendo sempre, em lume médio e forte.
Ir regando o arroz com água a ferver, a pouco e pouco, à medida que vai absorvendo.Quando o arroz estiver cozido, adicionar a alheira aos bocados (reservando alguns para no final colocar por cima.) Por fim, regar com o sumo da laranja, juntar umas folhas de tomilho e misturar bem. Servir de imediato.




 

Risotto de Cogumelos com Tomilho





Outono e Risotto de Abóbora com Salva

Continuo na senda da abóbora. Então, se temos abóbora, fazemos um delicioso risotto para o almoço. Para mim é confort food. Quentinho, cremoso e nutritivo. Não preciso de mais nada.

A receita :
2 chávenas de risotto
1 cebola picada
1 kg de abóbora descascada e cortada em cubos pequenos
folhas de salva
sal
pimenta preta
queijo mozarella ralado
queijo parmesão ralado

Levo a abóbora assar durante 40 minutos, temperada com sal, pimenta e as folhas de salva, regada com azeite.
Entretanto, fervo cerca de 1 litro água. Levo a cebola ao lume com azeite e deixo amolecer com um pouco de sal. Deito o arroz e deixo glacear.  Depois vou acrescentado água aos poucos e vai cozendo. à medida que a água vai evaporando vou acrescentando até estar cozido. Tem de ficar cremoso. Quando está cozido, junto a abóbora assada, com os sucos. Envolvo tudo, deixo apurar um pouco e depois junto os queijos. Se for preciso, rectifico os temperos. Normalmente junto mais pimenta preta.   


Sem comentários:

Enviar um comentário