ENTRADA: Mini Panquecas com cobertura de mostarda com endro e salmão fumado;Húmus com pão Pita, Pataniscas e tapenade, Crostinis, Empanaditas

Mini panquecas com cobertura de mostarda, endro e salmão fumado 





Húmus (pasta de grão) com pão Pita

Parece que vem de lá das Arábias. Esta pasta de grão acompanhada de umas tostas de pão pita pinceladas com azeite e salpicadas com tomilho são uma entrada deliciosa.A pastas de grão é mesmo fácil de fazer. Basta moer o grão cozido com um pouco do liquido de cozer o grão, azeite q.b., dois dentes de alho, sal, pimenta a gosto e duas colheres de sopa de Tahin (pasta de sésamo) até ter a consistência desejada. Cortar o pão Pita pincelar com azeite e salpicar com tomilho (de preferência Tomilho biológico produzido pela Baumagricola em Vale Bexiga, Alentejo, porque sim).








Pataniscas de bacalhau, tapenade, um bom vinho tinto e pão tostado.











Fiz pataniscas de bacalhau pequeninas para uma entrada. Aconteceu ter feito tapenade (uma espécie de pasta de azeitona), juntei tudo e deram-se bem.
Decidi ainda, dedicar estas pataniscas a todos os meus amigos e familiares, fãs de pasteis de bacalhau, que se encontram espalhados pelo mundo. Calma! Não estou baralhada! Na verdade acho que alguns deles nunca comeram pataniscas de bacalhau. Só conhecem os famosos pasteis de bacalhau. Por aqui vai a receita.
  Ingredientes:
1 posta de bacalhau;
leite e sumo de limão q.b. para marinar o bacalhau;
1 chávena de chá de farinha;                    
3 ovos;
sal e pimenta q.b.;
1 cebola pequena;
1 ramo de salsa;
1 colher de sopa de azeite;
óleo para fritar q.b.;
Demolhar o bacalhau durante os dias que forem necessários (para estes meus amigos talvez seja melhor comprarem bacalhau já demolhado). Limpar de espinhas e peles e separar em lascas, colocando a marinar em leite e umas gotinhas de limão. À parte , preparar um polme  espesso com a farinha, o ovo inteiro, sal e pimenta a gosto, cebola muito picadinha e salsa picada. Juntar o azeite e por fim o bacalhau marinado e o leite da marinada. Pode ser necessário ajustar a quantidade de farinha, ou colocar um pouco de água. Numa frigideira aquecer um pouco de óleo, juntando colheradas deste composto, deixando fritar. Escorrer em papel absorvente.
A tapenade para acompanhar e barrar tostas:
1 lata de azeitonas pretas descaroçadas;
1 colher de café de mostarda de Dijon;
1 colher de sopa de salsa picada;
1 colher de sopa de alcaparras;
1 latinha pequena de anchovas em conserva (de boa qualidade;
1 alho;
tomilho q.b.;
azeite q.b (para se transformar tudo num creme ou pasta);
Misturar tudo na picadora até ficar uma pasta.   
Bom apetite! 







 Uma entrada: crostinnis com figo e presunto. 






Pronto! Cá estou eu de novo. Preparei um jantar inspirado na comida italiana. No meio de tantas e variadas entradas, ainda tive tempo de fotografar esta. Não se consegue perceber bem. Mas eram crostinnis barrados com mascarponne, rucula, presunto e figo. O pão foi torrado e pincelado com azeite e alho. No final, deitei umas gotas de um molho de azeite misturado com sumo de laranja,  mel e malagueta vermelha cotada em cubos (que se agita bem por exemplo num shake, para ficar misturado), apenas por cima do figo. Umas folhinhas de hortelã a enfeitar. É mesmo divinal! 






Empanaditas Argentinas com molho Mexicano





















Desta vez, para uma festa, as empanaditas foram acompanhadas com um molho mexicano feito de abacate (tipo guacamole), tomate, cebola, alho, sumo de lima, malagueta, sal, pimenta e coentros. São sabores deste mundo.  Houve quem comesse o molho às colheradas. Quanto às empanaditas desapareceram num instante. Como já disse noutras ocasiões, as empanaditas são feitas com carne picada que leva cebola, alho, concentrado de tomate, sal, pimenta, cominhos, colorau, uvas passas, azeitonas picadas e ovo cozido. Que bom!

Sem comentários:

Enviar um comentário