BOLOS: Bolo de manteiga; Queques esponjosos de tamâras com caramelo; Bolo de laranja, cardamomo e leite de côco;Torta com creme de limão. Bolo Fim de Semana, Torta com chocolate e avelãs, Bolo Mexicano Três Leites, Bolo Chocolate com Cerejas, Bolo Chocolate com Morango, Bolo Laranja, Bolo Abóbora, Waflles, Muffins, Cupcakes



Bolo de Manteiga









Receita
100 g sem sal, à temperatura ambiente;
100 g de açúcar;
3 ovos;
raspa de 2 limões;
100 g de farinha sem fermento; 
uma generosa pitada de fermento;
90 g de amêndoas raladas.

Cobertura
150 g de farinha sem fermento
100 g de manteiga, partida em cubos e refrigerada
100 g de açúcar

Aquecer o forno a 180° C. Forrar a base e os lados de uma forma desmontável com papel vegetal (já pincelada com manteiga) e untar o papel vegetal com manteiga, polvilhando com farinha.
Começar por bater a manteiga até ficar macia. Juntar o açúcar e bater. Bater os ovos, e incorporar gradualmente à massa. Adicionar a raspa de limão
Peneirar a farinha e o fermento e misturar a amêndoa ralada. Adicionar à massa e mexer até ligar. Transferir a massa para a forma. alisando a superficie com uma colher molhada.
Para preparar a cobertura, peneirar a farinha para dentro de uma tigela. Adicionar a manteiga e, usando as pontas dos dedos, esfregar a manteiga na farinha, até a mistura ter o aspecto de migalhas de pão. Incorporar 75 g de açúcar e distribuir o preparado pela superficie da massa do bolo. Polvilhar com o açúcar restante e levar ao forno durante 35 minutos (verificando com um palito, se está cozido).
Tirar do forno e deixar arrefecer 5 minutos. Desenformar sobre uma grelha com a crosta para cima (razão pela qual convém ser uma forma desmontável). Não retirar o papel vegetal antes do bolo estar frio, para evitar que seque.


Queques esponjosos de tâmaras com caramelo









São uns bolinhos húmidos e esponjosos, porque são cozidos no forno em banho-maria. Podem ser uma sobremesa ou simplesmente acompanhar um chá.

Receita:
125 g de tâmaras sem caroço picadas;
150 ml de água;
125 g de manteiga sem sal amolecida;
125 g de açúcar;
1 c. de chá de essência de baunilha;
3 ovos;
175 g de farinha com fermento;
1 c. de chá de fermento.

Caramelo:
300 ml de natas;
125 g de açúcar amarelo;
50 g de manteiga sem sal.

Colocar as tâmaras numa pequena caçarola com a água e cozer em lume brando durante 5 minutos até as tâmaras incharem e ficarem macias. Reduzir a puré e deixar arrefecer.

Fazer o caramelo. Aquecer metade das natas numa pequena panela de fundo pesado, com o açúcar e a manteiga até o açúcar dissolver. deixar levantar fervura e cozer, em lume médio, durante 5 minutos até se formar um caramelo forte e escuro. Juntar as restantes natas e reservar.

Untar as formas individuais e forrar os fundos com papel vegetal. Bater a manteiga com o açúcar. Depois juntar a essência de baunilha e os ovos, um a um, batendo. Por fim juntar a farinha peneirada e o fermento. Envolver bem. Por último juntar o puré de tâmaras e envolver. Dividir a mistura pelas formas. Deitar água num tabuleiro. Colocar as formas tapadas com papel de alumínio. Cozer em forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 35 minutos (até os queques crescerem e estarem firmes ao toque).
Deixar nas formas enquanto se aquece de novo o caramelo. Depois, desenformar e colocar o caramelo por cima.






Bolo de laranja com cardamomo e leite de côco












Este é o melhor bolo de laranja do mundo! Leva uma calda de laranja com leite de coco, por cima, mas também é muito bom sem a calda. É um bolo húmido com sabor a laranja mas com um toque exótico, devido ao cardamomo. Eu decorei o bolo com rodelas de laranja cristalizadas mas fica ao critério de cada um.
Aqui vai a receita.
 Para o bolo:
100 g de manteiga derretida;
250 g de açúcar amarelo;
2 laranjas;
12 cardamomos;
6 ovos ;
30 g de maizena;
1dl de leite de coco;
220 g de farinha;
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Para a calda:
200 g de açúcar;
0,5 dl de água; 
sumo de 1 laranja;
1dl de leite de coco.

Ligar o forno regular para os 180º C. Untar uma forma. 
Primeiro, bater um pouco a manteiga, para ficar macia. Depois, bater o açúcar com a manteiga até ficar um creme fofo. Ir juntando as gemas, continuando a bater.  Raspar as cascas das 2 laranjas e juntar.
Retirar as sementes dos cardamomos e colocar num almofariz esmagando-os bem. Juntar ao preparado anterior. 
De seguida juntar o leite de coco. Juntar a farinha, a maizena e o fermento, peneirados, e envolver bem.
Bater as claras em castelo e incorporar delicadamente no creme anterior. Deitar a massa na forma e levar ao forno por cerca de 30 minutos.

Entretanto preparar a calda, deitando o açúcar e a água numa frigideira antiaderente. Quando começar a engrossar colocar as rodelas de uma das laranjas e deixar por cerca de 2 minutos. Retirar as rodelas de laranja e deixar secar numa rede. Quando o açúcar atingir um ponto de caramelo claro, retirar do lume e juntar com cuidado o sumo de uma laranja e 1dl de leite de coco. Levar ao lume a ferver sobre lume brando mexendo até o caramelo se dissolver completamente e a calda estar suficientemente grossa. Retirar do lume e deixar arrefecer.  

Quando o bolo estiver pronto regar com a calda (opcional, pois pode-se colocar a calda numa molheira e cada pessoa rega a sua fatia). Decorar com as rodelas de laranja.


 


Inverno. Limões. Torta de limão e Poncha da Madeira.
Temos muitos limões. Portanto fizemos uma torta recheada com creme de limão e casca de limão cristalizada, para uma sobremesa. Acompanhámos com Poncha da Madeira. Esta Poncha, leva rum, mel e limão.  
Momentos perfeitos...












 Torta de Limão com casca de limão cristalizada






A receita
para o bolo:
7 ovos;
300 g de açúcar;
150 g de farinha;
100g de natas;
Raspa de um limão.
para o recheio e cobertura:
0,5 l de leite;
100 g de açúcar;
70 g de farinha;
2 ovos inteiros;
4 gemas;
1 pitada de sal;
2 limões (sumo).
Preparação:

Bater as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Seguidamente juntar as natas e mexer. Juntar a farinha peneirada e envolver. Por fim juntar as claras batidas em castelo e envolver bem. Levar ao forno, a 180 graus por 20 minutos (verificar com um palito se a massa está cozida e não deixar cozer muito para ser mais fácil de enrolar e não partir).
Entretanto forrar uma forma com papel vegetal, untado com manteiga e polvilhado com farinha

Preparação do recheio:
Ferver o leite. À parte, bater os ovos inteiros e a gemas, juntar o açúcar e o sal bem como a farinha. Juntar tudo ao leite fervente, em lume brando, pouco a pouco, e mexendo sempre, até cozer e espessar. No final, juntar o sumo de limão e continuar a mexer mais um pouco.

Casca de limão cristalizado:

Cortar a casca a 2 limões, sem a parte branca do limão. Cortar em tiras muito finas. Fazer uma calda com 100 g de açúcar e 2,5 dl de água. Deixe ferver um pouco e misture o limão cortado em juliana. Deverão cozer, sem ganhar demasiado ponto. Retirar com uma escumadeira e deixar secar em cima de uma rede.

Virar o bolo para cima de um pano de cozinha, colocar metade do recheio e enrolar.
Cobrir a torta com o restante recheio. Decorar com o limão cristalizado.

Bolo de Fim-de-Semana
Um bolo simples, muito aromático, para todas as situações: pequeno almoço, sobremesa ou lanche. Ideal para pic niques. 
Aroma a limão e...um toque de rum.

 





 



 Receita:
60 g de manteiga sem sal
180 g de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento
3 ovos
raspa de 3 limões
230 g de açúcar granulado fino
100 ml de natas espessas 
1 1/2 colher de chá de rum


Começar por aquecer o forno a 170 graus. Forrar uma forma com papel vegetal e untar o papel com farinha e polvilhar com farinha. Num tacho pequeno, derreter a manteiga em lume brando e deixar arrefecer, sem solidificar. Peneirar a farinha com o fermento para dentro de uma tigela. Bater os ovos e misturar-lhe a raspa dos limões, o açúcar, as natas, o rum e uma pitada de sal. Deitar o preparado sobre a farinha e mexer rapidamente, com uma colher de pau, até obter uma massa lisa. Misturar, por fim, a manteiga. Deitar a massa na forma e levar ao forno, 40 a 50 minutos. Deixar o bolo arrefecer na forma e, depois, desenformar, retirando o papel vegetal com cuidado.





O Inverno e a Torta com Chocolate e Avelã

A comida, para mim, é sempre o resultado de um estado de alma. 




 
 
 
 














 









Bolo Mexicano de Três Leites



Este bolo é uma receita mexicana. A decoração é criação minha. Porque o verão está a acabar, mas lá fora o sol brilha. Resultou num bolo leve e fresco.

A receita:

300g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
7 ovos separados em claras e gemas
250g de açúcar
1,8dl de leite
1colher de chá de essência de baunilha
1 lata (3,5dl) de leite evaporado
1 lata (390g) de leite condensado
2,5dl de natas espessas

Cobertura:
natas batidas com açúcar a gosto
frutas frescas e flores (comestíveis)

Aquecer previamente o forno a 190 graus.
Untar e polvilhar com farinha uma forma.
Peneirar a farinha juntamente com o fermento.
Numa tigela grande bater as claras até ficarem espumosas. Juntar o açúcar e bater até ficarem em castelo firme. Depois adicionar as gemas uma a uma. Reduzir a velocidade da batedeira e juntar um terço da farinha e um terço do leite. Repetir até a farinha e o leite estarem incorporados e acrescentar a baunilha. Deitar a massa na forma e levar ao forno 35 a 40 minutos.
Deixar arrefecer 5 minutos e retirar do forno. Quanto estiver frio cortar o bolo em 3 camadas.
Numa tigela, misturar o leite evaporado, o leite condensado e as natas. Verter um terço da mistura sobre a camada inferior do bolo, colocar por cima a parte do meio e deitar sobre ela um terço da mistura. cobrir com a camada superior e regar com o resto da mistura.
Bater as natas e juntar o açúcar.  Cobrir o bolo e enfeitar com frutas e flores.






Bolo de chocolate com cerejas



Mais uma versão do nosso bolo de chocolate. Desta vez com cerejas em calda. A cobertura é a nossa preferida: natas batidas com mascarpone (receita do bolo de chocolate com morango). A receita  é a mesma do nosso primeiro  bolo de chocolate, e está na página "Chocolate". Não sei qual é que prefiro: morangos ou cerejas?






Bolo de Chocolate com Morango.













A receita é a de sempre e está na página "Chocolate", deste blog com o nome "Bolo de Chocolate com Natas".



O primeiro bolo da Clara



 O aroma. Aquele aroma tão familiar e  característico, impregnava toda a casa. Um simples e delicioso  bolo de laranja para o lanche. Tão bom! A minha filha, Clara, tem 8 anos e ontem fez o seu primeiro bolo, com a supervisão da avó. A avó untou e polvilhou a forma, para garantir que tudo correria bem. Quando a vida segue o seu rumo natural, proporciona estes momentos de felicidade. É como deve ser. Cumpre-se a transmissão dos conhecimentos, da sabedoria, 
das tradições familiares. Ela jamais esquecerá o sabor deste
bolo.








Bolo de Abóbora



























Receita
500gr de abóbora;
220gr de açúcar;
350gr de farinha
4ovos inteiros;
1/2 cálice de vinho do porto;
3 colheres de chá de canela;
2 colheres de sobremesa de fermento em pó;
2dl de óleo
1 pitada de sal.

Cozer a abóbora em água. Deixar escorrer bem e espremer.
Misturar os ovos inteiros com o açúcar e bater bem. Acrescer o óleo e mexer. Juntar a abóbora esmagada (deve-se espremer bem) e bater de novo. Depois juntar a canela e o vinho do porto. Por fim juntar a farinha e o fermento. Envolver bem. Levar ao forno a 180 graus,  em forma untada e polvilhada com farinha, até estar cozido. Este foi feito num tabuleiro grande e por isso não ficou muito alto. Mas pode-se usar uma forma ou tabuleiro mais pequenos e assim fica mais alto.


Waffles


 Açúcar e canela, mel, natas batidas, chocolate quente, frutas, compotas etc, etc. As crianças adoram e dá um óptimo lanche ou pequeno almoço. Para os adultos tenho uma versão especial: queijo de cabra regado com mel e se quiserem exagerar mais um pouco, uns pinhões por cima.







MUFFINS para a Clara levar para a escola. Estes são com cerejas em calda e amêndoas.






A receita :
150g de cerejas em calda
175 g de manteiga light
175 g de açúcar
1 pitada de sal
3 ovos
150g de farinha 
50 g de miolo de amêndoa
2 colheres de chá de fermento

Bati a manteiga com o açúcar e o sal na batedeira. Depois juntei os ovos, um a um, e mexi durante 1 minuto. Misturei a farinha, as amêndoas, o fermento e voltei a mexer. Por fim adicionei as cerejas, cuidadosamente e distribuí por 12 formas de papel para muffins que encaixei previamente num tabuleiro com formas. Levei ao forno a 180 graus por 25 minutos.






 CUPCAKES






 Festa de aniversário de crianças sem cupcakes não é festa. Estes eram de cenoura. As coberturas também variam, mas eu gosto de fazer um creme com mascarpone. Claro que depois, junto umas gotas de corantes alimentares e fazem-se aqueles efeitos decorativos que encantam a criançada. E estes estavam verdadeiramente bons. Não, não sabiam a coisas artificiais, apesar dos corantes. Sabiam a bolinho caseiro com um creme delicioso.








Sem comentários:

Enviar um comentário