SOBREMESAS- Creme de arroz com especiarias; Claffouti de cereja, Mouse Morango em Tulipas, Mousse Citrinos em Túlipa, Bavaroise de Ananás, Tiramisú, Canolli, Vacherin, Pavlovas, Torta de Requeijão e Laranja, Crumble de Maçã, Panna Cotta com Coalhada de Maracujá, Panna Cotta de Chocolate e Morangos, Trifle


 Inverno. Acácias. E uma sobremesa com especiarias.






Creme de arroz com especiarias 










Sempre que vejo uma receita com especiarias ou ervas aromáticas, fico logo com os sentidos em alerta máximo. Este creme de arroz chamou-me a atenção porque leva açafrão, canela e erva doce. A erva doce dá-lhe um toque especial e faz toda a diferença.
 
Aqui vai a receita:

1 l de leite meio gordo;
150g de arroz Carolino;
1/2 limão (um anel de casca fina sem nenhuma parte branca);
1 pau de canela
1/2 colher de café de açafrão das índias;
2 colheres de chá de erva doce em pó;
2 dl de água;
100g de açúcar;
q.b. de canela em pó (para polvilhar)
q.b. de sal.
Ferver o leite com as especiarias e a casca de limão. 
Cozer o arroz com a água temperada com sal. 
Quando a água do arroz tiver evaporado, juntar 3/4 de litro de leite e o açúcar. Bater as gemas com o restante leite e juntar ao preparado anterior. Deixar ferver 5 minutos. Tirar a canela e a casca de limão e triturar o arroz com a varinha mágica. Passar por um passador de rede fina e reservar no frio. Servir polvilhado com a canela.





















Claffouti de cereja (em calda)




Para este claffouti usei cerejas em calda mas pode-se usar qualquer fruta. Come-se morno e é uma delicia.
A receita foi:
180 g de açúcar e mais um pouco para polvilhar a forma;
2 colheres cheias de maisena;
100g de miolo de amêndoa;
6 colheres de sopa de natas
4 ovos + duas gemas
600 g de cerejas
açúcar em pó para polvilhar no final,
manteiga para untar a forma.
Pré-aquecer o forno a 180 graus. untar uma forma com manteiga e polvilhar com açúcar.
misturar bem o açúcar com o amido de milho e as amêndoas, numa tigela grande. juntar os ovos previamente batidos. Adicionar as natas e bater com vara de arames até ficar homogéneo. Espalhar as cerejas na forma e verter delicadamente a massa sobre as cerejas.
Levar ao forno 20 a 25 minutos. Quando retirar polvilhar com o açúcar em pó. Servir morno.    









Mousse de morangos numa túlipa de chocolate

 Mais uma mousse de morangos, desta vez numa túlipa de chocolate negro pois há quem não aprecie chocolate branco. 







 Creme de citrinos com gengibre
O desafio do fim de semana foi fazer uma túlipa grande de chocolate, para o creme de citrinos que foi servido de sobremesa num jantar de 6 pessoas. Espero que se tenham divertido a destruir, com delicadeza, aquela maravilhosa taça de chocolate, enquanto iam comendo o respectivo conteúdo. 


















Túlipa  de Chocolate com Creme de Citrinos e Gengibre
Entrei na minha fase de doces de colher.

Aproveito os frutos da época (carradas de limões) e os sabores mais exóticos. 

Moldo túlipas em chocolate (esta é na verdade a parte mais difícil) porque o chocolate combina com os citrinos de uma forma absolutamente surpreendente. O creme tem como  protagonistas os limões, as limas e o gengibre. Resulta numa sobremesa muito fresca e leve.
Uma festa para o palato.








TÚLIPA DE 


CHOCOLATE BRANCO COM MOUSSE DE MORANGOS
Como as crianças não aderem muito facilmente aos sabores mais ácidos e como não seria justo deixá-los de fora do tão esperado momento - o das sobremesas - decidi fazer uma mousse de morango (não muito doce) que combina deliciosamente com o chocolate branco. Resultando numa sobremesa extremamente apelativa devido ao jogo das cores. Os adultos também não lhe resistem.  













Canolli. Uma especialidade da Sicília. Continuamos a viajar por Itália.







Fizemos Cannolis e acompanhámos com um Vinho do Porto. Que iguaria! Que delicadeza!




Diz que é uma espécie de Vacherin
Depois de um intervalo para fazer uma incursão nos salgados, voltamos aos doces. E a saga dos merengues  continua. Tenho uma história de amor com merengues feita de aventuras mais ou menos bem sucedidas com Pavlovas. Desta vez a inspiração foi uma Vacherin. Fiz os merengues em duas partes reguei-os com molho de chocolate e no meio, em vez de um gelado, coloquei um bolo de chocolate cremoso e bem gelado. Tudo regado com  bastante molho de chocolate. Temos o crocante do suspiro, o bolo de chocolate húmido e fresco e o molho de chocolate escorrendo por todos os lados.

Uma Espécie Vaschran com Bolo de Chocolate



 


Golden Girl

Encontrei inspiração para esta criação numa Pavlova. Esta leva  caramelo e praliné avelã. Costumo dizer que esta é a nossa golden girl. Provocadora mas sofisticada. Aos espíritos mais controlados, aviso que não é inofensiva.



É realmente a mais apetecível, a mais esperada, a mais vistosa... Aquela que todos desejam ter numa festa, numa mesa. Para impressionar e degustar com calma. E não desilude. É uma Pavlova, crocante por fora, envolvente e dissolvente  por dentro. O resto é desconstrução, invenção, audácia. Um "creme secreto" misturado, sem se imiscuir totalmente, nas natas batidas. Só para confundir os espíritos mais decadentes. Com um praliné de avelã para finalizar.

  

Nem vale a pena falar (ou escrever) sobre o equilíbrio dos sabores, das texturas sobrepostas etc, etc. Ficamos a pensar nela e nem chegamos a perceber porquê.








PAVLOVA DE FRUTOS VERMELHOS... e amor.






















Alguém vai fazer uma surpresa ao seu amor. A Pavlova de frutos vermelhos é  bastante sugestiva e  um bonito presente de aniversário de casamento. Para ser festejado a dois, com doçura e sensualidade. Que esta Pavlova seja inspiradora... Parabéns aos jovens aniversariantes e que o seu amor perdure.




Pequenas Pavlovas


Estas foram as pequenas pavlovas de sábado. Para todos os gostos. De morangos com chocolate, de maracujá, de frutos vermelhos e de praliné de avelã. Dão um toque especial às festas pois são mesmo muito bonitas.




Miniaturas de Pavlovas sortidas
Estas são mesmo miniaturas de Pavlovas, sortidas, para um aniversário.  Este sortido é uma festa para os olhos. São miniaturas de Pavlovas de frutos vermelhos, de morango com kiwi e chocolate, morango com Kiwi e doce de maracujá, pralinné de avelã e só com maracujá. Muito coloridas e para todos os gostos. Umas doces outras muito doces e outras menos. Come-se uma de cada vez e experimenta-se todas. Até já não poder mais.





                Pavlova de Creme Maracujá
 Estes contrastes de cores e de sabores tão diferentes são o que nos dão mais prazer na cozinha. Porque cozinhar é arte e onde os cinco sentidos  se encontram. A Pavlova de Creme de Maracujá é um exemplo dessa arte.









Torta de requeijão e laranja

 

Esta torta de requeijão com laranja parece saída dos receituários de doces conventuais guardados em segredo nos conventos. Mas na verdade não sei se é o caso. Que tem muitos ovos, tem. 
Receita:
300 g de requeijão
400g de açúcar
1 c. (de chá) de fermento em pó
15 ovos
1 limão (raspa)
1 laranja (sumo)
manteiga para untar
açúcar em pó e canela
Pré-aquecer o forno a 180 graus. Untar o tabuleiro com manteiga e forrar com papel vegetal, também untado. Passar o requeijão por um passador de rede, misturar-lhe o açúcar, o fermento, os ovos, a raspa de limão e o sumo de laranja. Envolver tudo até obter um preparado homogéneo.
Verter para um tabuleiro e levar ao meio do forno cerca de 30 minutos. Retirar e deixar arrefecer um pouco, virando a massa  sobre um pano polvilhado com açúcar em pó e enrolando cuidadosamente até obter uma torta. Reservar no frio e servir decorada com açúcar em pó e canela.  


 
  
Crumble de Maçã






Antecipámos o inicio das aulas e fizemos Crumble de Maçã. Cortado em rectângulos dá um delicioso lanchinho para levar para escola.
A receita:
- manteiga para untar uma forma de mola 
- 4 maçãs ácidas
- 60 g de açúcar
- sumo de 1 limão
- 60 g de farinha
- 75 g de açúcar amarelo
- 25 g de flocos de aveia
- 1/2 C.C. de canela moída
- sal
- 60g de manteiga  

Untar uma forma de mola. Descascar as maçãs, cortar aos quartos, tirar o caroço e cortar em fatias. Misturar com o açúcar e o sumo de limão. distribuir pela forma.
Aquecer o forno a 175 graus. Colocar a farinha, o açúcar amarelo, os flocos de aveia com a canela e o sal na batedeira e mexer. Juntar a manteiga (à temperatura ambiente) em pedaços e trabalhar a mistura durante alguns minutos. Assim que começar a fazer grumos, retirar e espalhar em cima da camada de maçã.
Colocar no forno por 30 minutos, até estar tostado.










 Panna Cotta com Coalhada de Maracujá

Uma Panna Cotta é uma panna cotta. A mim não me seduz por aí além. Mas uma panna cotta com este molho altera tudo. Não é um molho qualquer, é uma coalhada de maracujá. Há um equilíbrio nesta conjugação que satisfaz os espíritos mais exigentes no que diz respeito a sobremesas.  A textura e o sabor, o grau de doçura e acidez  são o contraponto da panna cotta que normalmente é pouco doce.
 



UMA VELHA AMIGA ITALIANA: Panna Cotta

Uma sobremesa recorrente: panna cotta com molho de chocolate e morangos. Tão simples e sempre tão apreciada por quem não seja grande adepto de doces muito doces.


Panna Cotta de Morango com chocolate



 Deliciosa sobremesa às camadas, tipo
 TRIFFLE, para o Dia da Mãe.







 


















Trifle 
com Papos d'Anjo e Morangos
Chamei-lhe Triffle de Morango. Sobremesa às camadas, inspirada num Triffle. Um 
SABOR DESTE MUNDO  (e do outro). Do meu mundo tem Papos D`Anjo na base com a calda do costume e ainda regada com Cointreau.








Sem comentários:

Enviar um comentário