PASTAS ou MASSAS: Ratatouille, Pasta alla puttanesca, Lasanha com creme salmão, Lasanha com molho Bolonhesa, Spaghetti à Bolonhesa

Espirais com RATATOUILLE, gratinadas no forno

 















 Desta vez cozinhei para mim. Estamos no Verão, mas em Sintra nunca se sabe... Um belo dia de calor e à noite um nevoeiro fabuloso. Sim, eu adoro o nevoeiro em Sintra.Tudo fica envolto numa atmosfera misteriosa. Decido-me por um jantar reconfortante num ambiente acolhedor. Acendo as velas, abro uma garrafa de vinho tinto e cozinho ratatouille. Cozo espirais, misturo tudo e vai ao forno com muito queijo por cima, para gratinar. O ratatouille é uma espécie de guizado de legumes, que serve como acompanhamento para muitos pratos, mas como tem um sabor  intenso, quando misturamos com uma massa, não se consegue parar de comer.

Receita de Ratatouille:
1 cebola grande picada
4 alhos picados
3 tomates maduros pelados, sem sementes  e picados
2 pimentos vermelhos cortados em quadrados
2 beringelas
2 courgetes
cogumelos
4 colheres de sopa de polpa de tomate
2 dl de vinho branco
sal, pimenta, tomilho, oregãos, raminho de salsa, louro.

Levar a cebola ao lume em azeite, depois juntar o alho, o tomate, a courgete partida em rodelas, a beringelas partida em cubos, os cogumelos. Temperar com sal, pimenta, colocar o ramo de cheiros e um pouco de oregãos. Deixar no lume cerca de 30 minutos, se começar a ficar sem liquido misturar o vinho branco.  Depois de cozinhados os legumes misturar uma massa à escolha. Colocar num recipiente de ir ao forno e polvilhar com queijo ralado à escolha (eu pus mozzarela e queijo da ilha). Levar a gratinar no forno. Eu acabo sempre por ralar mais queijo parmesão no meu prato.
 




Pasta alla puttanesca.
Meu querido Sul. Minha bella Itália. 
 

































Sou doida por pastas, ou como nós dizemos massa. Esta é uma das minhas preferidas. Existem várias estórias para justificar o nome desta pasta. Mas é consensual que a sua autora terá sido uma prostituta. A prostituta teria um bordel e fazia esta "pasta" para  atrair os homens até ao seu bordel. Outra teoria, diz que, como é bem fácil e rápida era esta a pasta feita pelas prostitutas que tinham pouco tempo para cozinhar. Gosto mais da primeira teoria. Em Portugal dizia-se, antigamente, que os homens se prendiam pelo estômago. Ou seja, se uma mulher quisesse arranjar marido, primeiro tinha de lhe provar ser boa cozinheira. Felizmente já não é assim e até já é o contrário. Se um homem quiser encantar uma mulher, convém mostrar os seus dotes culinários.

Acima de tudo é uma pasta com um molho delicioso e com os sabores e aromas mediterrânicos. O azeite, o alho, o tomate as ervas aromáticas, a pimenta calabresa, as anchovas, as azeitonas e as alcaparras.

Então, faz-se assim:

Enquanto coze a massa faz-se o molho.
Levar ao lume 4 dentes de alho picados com azeite. Misturar uma lata de anchovas (que se picam um pouco) e mexer para que se desfaçam. Misturar 500 gramas tomate (pode ser de lata, mas eu ponho fresco e de frasco), cortado em quadrados, sem pele e sem sementes.  Leva também pimenta calabresa, mas eu pus um pouco da nossa malagueta seca. Deixar refogar um pouco. Colocar um pouco de oregãos e pimenta (verificar se precisa de sal, pois as anchovas já são salgadas). Misturar mais ou menos 150 gramas  de  azeitonas descaroçadas e cortadas grosseiramente e 100 gramas de alcaparras. Deixar apurar um pouco. No final colocar salsa picada e manjericão. Na verdade eu só pus manjericão.
Misturar este molho na pasta que já deve estar cozida. Está pronto a servir com mais uma folhas de manjericão por cima.   








Lasanha com creme salmão 









   





Lasanha com molho Bolonhesa












SPAGHETTI À BOLONHESA
 


Uma bolonhesa para a Mariana, para a Susana e para a Lita.
A minha amiga Susana tem uma horta. Desta vez deu-me imensos tomates. Fiz um molho de tomate. A seguir fiz um esparguete à bolonhesa.

A receita?  Primeiro escaldei os tomates, pelei-os, tirei as sementes e cortei-os. Levei a cebola picada ao lume com azeite, depois juntei uns 4 alhos laminados  e os tomates. Piquei as folhas de manjericão e juntei aos tomates.  Com a varinha mágica reduzi tudo a um molho cremoso. Sal, pimenta, oregãos e folha de louro. Deixei apurar.
Fritei a carne picada (porco e vaca) em azeite e margarina. Juntei o molho de tomate e um pouco de vinho tinto. Acrescentei ainda caldo de frango (que cozi na véspera). Quase no fim retifiquei os temperos. Cozi o esparguete al dente. Não deitei queijo ralado. Deitei lascas de queijo para ter ainda mais sabor. Parmesão, claro.

Querida Susana, adoro a tua horta.

Sem comentários:

Enviar um comentário