BOLACHAS e BISCOITOS: Doce Leite indiano, Bolachas de Abóbora com Especiarias, Lúcia Lima; Queijo Tomilho; Alfajores; Cookies; Bolacha Manteiga, Polverones


Doce de leite indiano 
 








 





Bolachas de Abóbora com Especiarias






300gr de farinha trigo;
1 colher de chá de fermento em pó;
1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
2 colheres de chá de canela;
1/2 de chá de noz-moscada;
1/2 colher de chá de cravinho em pó;
1/2 colher de chá de sal;
125gr de manteiga amolecida;
300gr de açúcar;
250gr de puré de abóbora;
1 ovo;
1 colher de chá de essência de baunilha.

Pré-aquecer o forno a 180 graus. Misturar a farinha, o fermento, o bicarbonato, a canela, a noz-moscada, o cravinho e o sal. Reservar.
Numa tigela média, bater a manteiga com o açúcar até ficar em creme. Adicionar a abóbora o ovo e a baunilha. Bater novamente até ficar cremoso. Misturar os ingredientes secos. Tirar colheradas de massa e colocar num tabuleiro, achatando um pouco. Fazer o tamanho que se desejar. Levar ao forno por 15 a 20 minutos. Deixar arrefecer um pouco e colocar a cobertura desejada (amêndoas laminadas, nozes etc.).


 

Bolachas de Lúcia Lima.

 

 

  





  











As Bolachas da felicidade.
Da nossa parceria com a Horta Vale Bexiga, nasceram estas bolachas de Lúcia Lima. Na verdade, a ideia veio da cabeça da minha filha Clara, que tem 9 anos: -Oh mãe, porque é que não fazemos bolachas de Lúcia-Lima?!
E assim foi. 
São deliciosas. A receita é Top Secret (por insistência da Clara) e passou a ser propriedade desta parceria maravilhosa. 
Acompanham a infusão da lúcia lima (biológica) produzida na quinta ( que pode ser vista no facebook, como Horta Vale Bexiga) e o resultado é  o esperado estado de relaxamento e felicidade.




 Bolachinha de queijo e tomilho, com salmão e
mostarda de Dijon.







Os SABORES DESTE MUNDO, fizeram uma parceria com a Horta Vale Bexiga. Neste sentido, estamos a fazer deliciosas receitas com as ervas aromáticas produzidas em Vale Bexiga, no Alentejo. Estas bolachinhas são um delicioso aperitivo e um óptimo snack.






ALFAJORES





Os Alfajores são uma espécie e bolachas recheadas com leite condensado cozido e passadas em coco ralado. São um doce tradicional da Argentina. Mais uma vez foram deixadas em Espanha pelos Árabes que, por sua vez, as levaram para a América Latina.

Adoro a sonoridade das palavras que vêm do árabe  e às vezes repito-as  como uma canção até me saírem da cabeça. Adoro dizer Alcáçovas (alguns já sabem porquê, pois é lá a quinta-Horta Vale Bexiga), Almoçageme  (aqui junto a mim) e agora digo Alfajores, Alfajores, Alfajores...

Nas nossas andanças ( umas imaginárias, outras reais) pelo mundo, parámos na Argentina e  ficámos literalmente embasbacados a saborear esta delicadeza. Sim, ficaram numa caixa especial. Vamos continuar a repetir: Alfajores, Alfajores, Alfajores... 





COOKIES
 de chocolate feitas pela Clara e amigas.






Férias escolares.  Clara, a minha filha, brinca com as amigas. Têm nove anos. Sei que um dia se vão recordar desta casa e vão falar do cheiro dos bolos, do pão quente acabado de fazer,  e vão lembrar-se de como era bom ser criança e lamber as tigelas de fazer os bolos e  lambuzar as suas caras, mãos e roupa.
 Às vezes aparecem na cozinha só para me dizer: - Paula, cheira tão bem! 
Acabam sempre por perguntar: - O que é que estás a fazer? 

Há uns dias pediram-me para as deixar fazer bolachas. Entreguei-lhes a minha cozinha. Só acendi o forno e pus as bolachas. O resultado foi este. Estavam deliciosas. O orgulho delas era tremendo e prometi que colocava no meu blogue.

A receita que seguiram foi a seguinte:
- misturaram 2 chávenas de farinha, 1 colher de chá de fermento, com 1xicara e 1/2 de açúcar, 1xicara de manteiga à temperatura ambiente e mexeram com as mãos. Picaram o chocolate e misturaram. Fizeram um rolo e embrulharam em película aderente. Puseram no frigorífico durante 1 hora. Depois cotaram às rodelas e puseram num tabuleiro forrado com papel vegetal. Cozeram durante 20 minutos a 180 graus.
O lanche foi leite fresco com bolachas saídas do forno.






Bolachas de manteiga para a Clara














Polverones


Os Polverones são biscoitos Mexicanos. À base de amêndoa, desfazem-se na boca. Ideais para acompanhar um café ou um chá.

Receita

95gr de açúcar de confeiteiro;
225gr de manteiga amolecida;
2 colheres de chá de baunilha;
1 colher de chá de canela;
1 chávena (145gr) de farinha de amêndoa;
310gr de farinha de trigo peneirada;
Açúcar em pó para polvilhar.

Bater o açúcar de confeiteiro e a manteiga até formar um creme. Adicionar a baunilha, a canela e as farinhas. Amassar com as mãos até obter uma massa homogénea. Levar a massa ao frigorífico  cerca de uma hora. Pré-aquecer o forno a 180 graus. Untar um tabuleiro. Abrir a massa com um rolo, sem deixar muito fina (cerca de 2,5cm de espessura). Retirar pequenos pedaços da massa e modelar pequenas bolas. Colocar as bolas de massa no tabuleiro e e levar ao forno cerca de 15minutos. Quando estiverem prontos passa-los pelo açúcar em pó.

Sem comentários:

Enviar um comentário